Obstetícia

Gestação Parterna

https://dracarolinaamorim.com.br/Gestação Parterna

É fato que homens e mulheres sentem a gravidez de maneira diferente. 

Na mulher, as mudanças são intensas desde o começo: o corpo em transformação, os movimentos do bebê na barriga e as alterações hormonais. 

Ao homem, a gestação é algo mais subjetivo. A maioria está focada em outros aspectos como o financeiro e os cuidados com a parceira. Mas isso, não significa que esse é um processo passivo.

O mundo moderno tem facilitado a participação do homem e os futuros pais não estão mais tão distantes como os de antigamente. As mudanças sociais...Saiba mais

publicado dia: 02/02/2020

Clampeamento tardio do cordão humbilical

https://dracarolinaamorim.com.br/Clampeamento tardio do cordão humbilical

É através do cordão umbilical que todo aporte de oxigênio e nutrientes passa da placenta ao feto. Após o nascimento do bebê, por um mecanismo fisiológico, assim que o processo de respiração se inicia, os vasos do cordão se colavam e ele para de bater. Essa fase dura cerca de 1 a 3 minutos.

Tanto a OMS- Organização Mundial de Saúde quanto a Cartilha do SUS de Parto Humanizado preconizam que o clampeamento do cordão umbilical seja realizado somente depois que ele pare de bater.

O clampeamento tardio do cordão umbilical permite um aporte sanguíneo extra ao r...Saiba mais

publicado dia: 16/11/2019

Edema na Gravidez

https://dracarolinaamorim.com.br/Edema na Gravidez

Pra lá de incômodo, ele começa a aparecer após o sétimo mês de gestação, os primeiros a serem acometidos são os pés. Ele ocorre devido ao aumento uterino, que comprime os vasos sanguíneos na altura da bacia, diminuindo o retorno do sangue das pernas. Assim o excesso de líquido extravasa pelas paredes dos vasos e ele aparece... sim o "INCHAÇO".

É claro que esse fenômeno é ainda pior no verão e quando temos uma alimentação inadequada rica em sódio (embutidos, refrigerantes, temperos prontos e conservas).

Mas existem algumas estratégias que amenizam ess...Saiba mais

publicado dia: 20/01/2019

Parto Adequado

https://dracarolinaamorim.com.br/Parto Adequado

Com episiotomia("corte") ou sem? Com ou sem analgesia? Parto normal humanizado ou Parto cesáreo agendado? Com enfermeira obstetriz? Na casa de parto ou no hospital? Parto cesáreo de emergência?

O que vejo cada vez mais, nas pacientes, é uma busca incansável pelo o tão sonhado parto humanizado, sem quase nenhuma intervenção e a qualquer custo.

Em um mar de notícias, muitas de nós, mulheres grávidas, ficamos perdidas e desorientadas frente a tanta informação ou desinformação.

Acabamos por esquecer que cada mulher é única e que a medicina não é...Saiba mais

publicado dia: 26/11/2018

NIPT, o que é e quanto fazer?

https://dracarolinaamorim.com.br/NIPT, o que é e quanto fazer?

O NIPT, ou Teste Pré-Natal Não Invasivo, é um exame de triagem pré-natal que detecta, além do sexo do bebê, possíveis alterações cromossômicas do feto, entre elas, a Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), a Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18) e a Síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13).

É um exame seguro, que pode ser realizado a partir de 10 semanas de gestação. É rápido e preciso. Realizado através da coleta de sangue materno.

Devido ao seu alto grau de assertividade, o NIPT reduz a necessidade de outros exames invasivos,...Saiba mais

publicado dia: 23/05/2018

Aborto Espontâneo. Por que ocorre?

https://dracarolinaamorim.com.br/Aborto Espontâneo. Por que ocorre?

Apesar de ser sempre doloroso para a mulher, o abortamento espontâneo ocorre em cerca de 15% das gestações.

Geralmente, ele ocorre no primeiro trimestre da gestação e está relacionado a alteração cromossômica do embrião. O organismo da mulher, ao se deparar com malformação genética do embrião recém-formado, o elimina, como um processo de seleção natural.

Várias mulheres, muitas vezes, nem sabem que estão grávidas quando o aborto ocorre.

Quando este evento se repete, por mais de duas vezes consecutivamente, outras causas de abortamento devem...Saiba mais

publicado dia: 01/04/2018

Hiperênese Gravídica

https://dracarolinaamorim.com.br/Hiperênese Gravídica

Não é apenas o simples enjôo da gestação!
A hiperêmese gravídica ocorre em 5% das gestantes e muitas vezes leva à internação hospitalar.

Acontece quando os enjôos e os vômitos ocorrem durante todo o dia,  de forma intensa, impedindo a gestante de se alimentar. Isso é devido a uma sensibilidade maior da grávida de suportar a ascensão dos hormônios, entre eles o BHCG, a progesterona e o estradiol.

Infelizmente não existe prevenção!

Durante a internação o médico irá repor líquidos e nutrientes, assim como administrar medicamentos vi...Saiba mais

publicado dia: 21/09/2017

Células-Tronco do cordão umbilical, armazenar ou não?

https://dracarolinaamorim.com.br/Células-Tronco do cordão umbilical, armazenar ou não?

Procedimento realizado na sala de parto, após o nascimento do bebê, totalmente indolor e sem risco, tanto para mãe quanto para o recém-nascido, a coleta de células-tronco do cordão umbilical ainda está envolta em muitas dúvidas.

As células-tronco são unidades regenerativas com o poder de originar diversos tecidos do corpo humano e auxiliar no tratamento de diversas doenças.

A coleta pode ser feita por banco público ou privado, a diferença é que na coleta particular as células são armazenadas para uso exclusivo da família e na outra estas células ficam...Saiba mais

publicado dia: 29/08/2017

Libido Pós-Parto, é normal não querer nem pensar em sexo?

https://dracarolinaamorim.com.br/Libido Pós-Parto, é normal não querer nem pensar em sexo?

Mesmo após a quarentena e a liberação do obstetra para que a vida sexual seja retomada, muitas mulheres enfrentam a falta de libido e até mesmo aversão sexual por meses.

Muitos fatores estão envolvidos e nem sempre é fácil detectar sozinha todos eles.

Com a chegada do bebê, uma mudança radical ocorre no dia-a-dia do casal (horário de mamadas, troca de fraldas, descanso inadequado , idas ao pediatra, etc ) e com isso, as preocupações e prioridades mudam e o sexo fica em segundo plano.

Além disso, um medo inconsciente ou consciente de...Saiba mais

publicado dia: 14/08/2017

Pré-Eclâmpsia

https://dracarolinaamorim.com.br/Pré-Eclâmpsia

Muita gente não a conhece pelo nome e acredita se tratar apenas de hipertensão na gestação, mas a PRÉ-ECLÂMPSIA é muito mais que isso e pode colocar a vida da mãe e do bebê em risco.

Ela pode aparecer a partir da vigésima semana da gravidez e acomete cerca de 5 a 7% das gestantes.

A causa ainda não é bem defina, mas acredita-se tratar de uma má adaptação do organismo materno a gestação, principalmente durante a formação dos vasos da placenta.

Nos quadros mais graves a pressão pode subir subitamente levando ao edema cerebral, d...Saiba mais

publicado dia: 30/07/2017