Obstetícia

Parto Adequado

https://dracarolinaamorim.com.br/Parto Adequado

Com episiotomia("corte") ou sem? Com ou sem analgesia? Parto normal humanizado ou Parto cesáreo agendado? Com enfermeira obstetriz? Na casa de parto ou no hospital? Parto cesáreo de emergência?

O que vejo cada vez mais, nas pacientes, é uma busca incansável pelo o tão sonhado parto humanizado, sem quase nenhuma intervenção e a qualquer custo.

Em um mar de notícias, muitas de nós, mulheres grávidas, ficamos perdidas e desorientadas frente a tanta informação ou desinformação.

Acabamos por esquecer que cada mulher é única e que a medicina não é uma ciência exata. E que o que funciona para fulana pode não servir para nós.

E que cada organismo é um, que uma gestação é diferente da outra, que cada bebê é de um tamanho e que cada pelve tem sua dimensão.

Esquecemos também, que tudo criado ou desenvolvido na obstetrícia foi para salvar vidas e minimizar morbidades. E que cada procedimento tem sua indicação e o momento de ser aplicado.

Não podemos generalizar e acreditar que os profissionais da saúde -sejam eles enfermeiros, médicos, doulas... - estão ali pensando no seu próprio bem estar e desrespeitando a paciente e suas vontades.

Na minha experiência diária o que posso afirmar com toda convicção é que dinheiro nenhum vale uma vida ou melhor duas, no caso de nós obstetras.

Para mim, um parto adequado e sonhado é aquele em que a mãe e o bebê saem da maternidade saudáveis, dentro da sua própria realidade.

Por mais amor e menos preconceito. Por mais respeito. Por mais humanização. Por menos generalização. Cada ser humano é único.

Vamos sempre reafirmar que a Medicina está longe de ser uma ciência exata. E que independente da via de parto, o mais importante é a vida da mãe e do bebê!

#dracarolinaamorim #partocomamor #prenatalbemfeito #partoadequedo #ginecologiaeobstetricia 

publicado dia: 26/11/2018