Apesar de ser sempre doloroso para a mulher, o abortamento espontâneo ocorre em cerca de 15% das gestações.
Geralmente, ele ocorre no primeiro trimestre da gestação e está relacionado a alteração cromossômica do embrião. O organismo da mulher, ao se deparar com malformação genética do embrião recém-formado, o elimina, como um processo de seleção natural.
Várias mulheres, muitas vezes, nem sabem que estão grávidas quando o aborto ocorre.
Quando este evento se repete, por mais de duas vezes consecutivamente, outras causas de abortamento devem...Saiba mais
publicado dia: 01/04/2018
Ocasionada por um vírus da família do herpes, o Epistein- Barr, conhecida como DOENÇA DO BEIJO e bastante comum nessa época do carnaval. A MONONUCLEOSE acomete principalmente pessoas entre 15 e 25 anos.
Não é só transmitida pelo beijo, mas também pelo espirro, tosse e compartilhamento de utensílios como copos e talheres.
Os sintomas são parecidos com o de um resfriado ou de uma gripe: febre alta, dores articulares, dores garganta, cansaço e surgimento de gânglios principalmente na região do pescoço. Podendo ocorrer, também, aumento do fígado e d...Saiba mais
publicado dia: 04/02/2018
Parece loucura, mas no Lúpus, assim como nas outras doenças autoimunes, é o nosso próprio corpo que produz substâncias contra ele mesmo.
Uma desregulação do nosso sistema imune faz com que nossas células de defesa comecem a atacar nossos órgãos e um processo inflamatório é gerado comprometendo principalmente articulações, pulmão, coração, rins e o sistema nervoso.
Acomete principalmente mulheres de 15 a 45 anos. Suas origens são muitas, desde problemas hormonais como excesso de estrogênio até o fator genético.
O gatilho para o seu aparecim...Saiba mais
publicado dia: 06/01/2018
Distúrbio que afeta 3 a 5% das mulheres, o VAGINISMO, muitas vezes é encarado como "frescura", mas tem cura e merece atenção.
É um distúrbio sexual no qual os músculos da vagina sofrem contrações involuntárias impedindo a penetração ocasionando muita dor e desconforto.
Muitas mulheres, com esse problema, sofrem preconceitos e ouvem frases do tipo: "é só relaxar", "tome um vinho que passa", o que faz com que a maioria retarde a busca por ajuda especializada.
Muitos parceiros acabam "contribuindo" com o fato. Já que na maioria dos casos, o namorado...Saiba mais
publicado dia: 26/11/2017
A tuba uterina é um órgão canicular e delicado, de 3 a 5mm de diâmetro, responsável pelo encontro do óvulo com o espermatozóide e pelo transporte do embrião para a cavidade uterina.
No procedimento cirúrgico de laqueadura tubária bilateral, as tubas são interrompidas ou retiradas, impedindo a fertilização. Esse procedimento ainda é muito utilizado, no Brasil, como método de esterilização feminina.
Quando a mulher deseja engravidar após a realização da laqueadura existem dois métodos indicados: a reversão da laqueadura e a fertilização in vitro.Saiba mais
publicado dia: 08/11/2017
Outubro findando e com ele também chega ao fim a campanha de alerta sobre a importância da prevenção do câncer de mama . Mas tão importante é o assunto, que vale a pena sim ,ser chata e repetitiva.
O câncer de mama é o tipo mais comum e o que mais mata mulheres em todo o mundo (quando não incluímos na estatística câncer de pele não melanoma).
A doença é silenciosa nos estágios iniciais e por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Sendo assim, a prevenção é a nossa melhor aliada.
O Ministério da Saúde orienta o aut...Saiba mais
publicado dia: 23/10/2017
O auto-exame das mamas deve ser realizado uma vez por mês, uma semana após o término da menstruação.
A mulher deve procurar abaulamento, espessamento, nódulos, retrações de pele e saída de secreção das mamas.
Primeiramente, a mulher, em frente ao espelho, deve retirar a blusa e o sutiã e colocar a mão na cintura e observar se as mamas estão simétricas e sem nenhum abaulamento ou retração. E também, levantar e abaixar os braços observando os mesmos sinais.
Após isso, colocar o braço direito atras da cabeça e com a mão esquerda apalpar a ma...Saiba mais
publicado dia: 15/10/2017
Não é apenas o simples enjôo da gestação!
A hiperêmese gravídica ocorre em 5% das gestantes e muitas vezes leva à internação hospitalar.
Acontece quando os enjôos e os vômitos ocorrem durante todo o dia, de forma intensa, impedindo a gestante de se alimentar. Isso é devido a uma sensibilidade maior da grávida de suportar a ascensão dos hormônios, entre eles o BHCG, a progesterona e o estradiol.
Infelizmente não existe prevenção!
Durante a internação o médico irá repor líquidos e nutrientes, assim como administrar medicamentos vi...Saiba mais
publicado dia: 21/09/2017
O que parecia ser sinônimo de saúde e inveja para muitas mulheres - corpo sarado e barriga negativa- pode ser um problema na hora de realizar o sonho de ser mãe.
Para garantir o bom funcionamento do ciclo menstrual e consequentemente a ovulação é preciso um percentual mínimo de gordura corporal, ao redor de 17%. Embora algumas mulheres consigam ovular com níveis mais baixos ao redor de 14%.
Isso ocorre por que os hormônios femininos são sintetizados a partir das células de gordura, principalmente do colesterol. Quando o percentual de gordura está m...Saiba mais
publicado dia: 04/09/2017
Procedimento realizado na sala de parto, após o nascimento do bebê, totalmente indolor e sem risco, tanto para mãe quanto para o recém-nascido, a coleta de células-tronco do cordão umbilical ainda está envolta em muitas dúvidas.
As células-tronco são unidades regenerativas com o poder de originar diversos tecidos do corpo humano e auxiliar no tratamento de diversas doenças.
A coleta pode ser feita por banco público ou privado, a diferença é que na coleta particular as células são armazenadas para uso exclusivo da família e na outra estas células ficam...Saiba mais
publicado dia: 29/08/2017