Após os 35 anos nota-se acentuação dos sinais de envelhecimento … queda do colágeno, diminuição da massa muscular, queda dos hormônios esteróides, taxa lenta de renovação celular, redução da rede vascular e glandular.
E a depender da GENÉTICA e do ESTILO DE VIDA, esse processo pode ser mais rápido e evidente.
E na região íntima, não é diferente! Nota-se:
publicado dia: 09/07/2022
É fato que homens e mulheres sentem a gravidez de maneira diferente.
Na mulher, as mudanças são intensas desde o começo: o corpo em transformação, os movimentos do bebê na barriga e as alterações hormonais.
Ao homem, a gestação é algo mais subjetivo. A maioria está focada em outros aspectos como o financeiro e os cuidados com a parceira. Mas isso, não significa que esse é um processo passivo.
O mundo moderno tem facilitado a participação do homem e os futuros pais não estão mais tão distantes como os de antigamente. As mudanças sociais...Saiba mais
publicado dia: 02/02/2020
1) Enjoo é normal?
O enjoo está relacionado com a dose de estrogênio e é uma queixa frequente. Mudar a dosagem, mudar o horário da administração, associar sua ingestão a alimentação, trocar a via de administração(optar pelos injetáveis, adesivos, implante...) pode ajudar.
2)Diminui a libido?
A parte hormonal relacionada a libido fica, sim, comprometida. Mas como a satisfação sexual envolve tantas outras coisas, que ta...Saiba mais
publicado dia: 21/12/2019
Muitas de vocês devem estar pensando:
Por que preciso avisar meu ginecologista da dor de cabeça na escolha do meu método anticoncepcional?
Bom meninas, seguem as razões pelas quais sua dor de cabeça deve ser valorizada:
publicado dia: 21/11/2019
É através do cordão umbilical que todo aporte de oxigênio e nutrientes passa da placenta ao feto. Após o nascimento do bebê, por um mecanismo fisiológico, assim que o processo de respiração se inicia, os vasos do cordão se colavam e ele para de bater. Essa fase dura cerca de 1 a 3 minutos.
Tanto a OMS- Organização Mundial de Saúde quanto a Cartilha do SUS de Parto Humanizado preconizam que o clampeamento do cordão umbilical seja realizado somente depois que ele pare de bater.
O clampeamento tardio do cordão umbilical permite um aporte sanguíneo extra ao r...Saiba mais
publicado dia: 16/11/2019
INFERTILIDADE? Quando devemos nos preocupar? Quanto tempo esperar para procurar ajuda?
Conceitualmente, a não gravidez após um ano tendo relações sexuais sem uso de nenhum método contraceptivo deve ser investigada.
Mas é preciso esperar todo esse tempo para procurar ajuda?
A investigação,pode sim, ser iniciada antes desse período em alguns casos:
publicado dia: 05/11/2019
Pode aparecer em qualquer fase da gravidez, mas é mais comum a partir do segundo trimestre e afeta 20% das gestantes.
A disfunção da sínfise púbica (DSP) ocorre por deslocamento da pélvis por "frouxidão" excessiva dos ligamentos da cintura pélvica devido às alterações hormonais próprias da gravidez (produção principalmente de relaxina).
Essa "frouxidão" pode vir acompanhada de alguns sintomas:
-Dor na púbis e/ou na parte inferior das costas;
-Sensação de que a pélvis está a separar;
-Dificuldade em andar;
-Agravamento da do...Saiba mais
publicado dia: 17/09/2019
Pra lá de incômodo, ele começa a aparecer após o sétimo mês de gestação, os primeiros a serem acometidos são os pés. Ele ocorre devido ao aumento uterino, que comprime os vasos sanguíneos na altura da bacia, diminuindo o retorno do sangue das pernas. Assim o excesso de líquido extravasa pelas paredes dos vasos e ele aparece... sim o "INCHAÇO".
É claro que esse fenômeno é ainda pior no verão e quando temos uma alimentação inadequada rica em sódio (embutidos, refrigerantes, temperos prontos e conservas).
Mas existem algumas estratégias que amenizam ess...Saiba mais
publicado dia: 20/01/2019
Com episiotomia("corte") ou sem? Com ou sem analgesia? Parto normal humanizado ou Parto cesáreo agendado? Com enfermeira obstetriz? Na casa de parto ou no hospital? Parto cesáreo de emergência?
O que vejo cada vez mais, nas pacientes, é uma busca incansável pelo o tão sonhado parto humanizado, sem quase nenhuma intervenção e a qualquer custo.
Em um mar de notícias, muitas de nós, mulheres grávidas, ficamos perdidas e desorientadas frente a tanta informação ou desinformação.
Acabamos por esquecer que cada mulher é única e que a medicina não é...Saiba mais
publicado dia: 26/11/2018
O NIPT, ou Teste Pré-Natal Não Invasivo, é um exame de triagem pré-natal que detecta, além do sexo do bebê, possíveis alterações cromossômicas do feto, entre elas, a Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21), a Síndrome de Edwards (trissomia do cromossomo 18) e a Síndrome de Patau (trissomia do cromossomo 13).
É um exame seguro, que pode ser realizado a partir de 10 semanas de gestação. É rápido e preciso. Realizado através da coleta de sangue materno.
Devido ao seu alto grau de assertividade, o NIPT reduz a necessidade de outros exames invasivos,...Saiba mais
publicado dia: 23/05/2018